понедельник, 23 апреля 2018 г.

Opções de ações para funcionários da palantir


Os funcionários ex-Palantir estão se esforçando para vender suas ações.


"A demanda evaporou" para as ações que compõem a maior parte dos pacotes pagos da Palantir, e o CEO da empresa parece ciente da angústia financeira de sua equipe.


Ex-funcionários de uma das startups mais valiosas do Vale do Silício estão lutando para sacar as opções de ações que formaram uma parte importante de seus pacotes de pagamento.


Ao crescer em uma empresa de US $ 20 bilhões, a Palantir Technologies convenceu os engenheiros de primeira linha a aceitar salários considerados escassos pelos padrões do Vale do Silício, unindo os salários relativamente baixos com doações generosas de opções de ações. Mas alguns ex-funcionários que aceitaram essa barganha, apostando em lucros futuros, agora estão reclamando que o mercado de ações ficou "completamente morto".


As reclamações aumentam a pressão sobre o CEO da Palantir, Alex Karp, que há muito defende que a empresa evitaria os mercados públicos. Nesta semana, Karp reconheceu publicamente que estava "posicionando" Palantir para uma oferta pública inicial, como parte dos esforços para recompensar os funcionários famintos de dinheiro.


Essa reversão não saiu do nada. Um coro de reclamações surgiu em um grupo privado do Facebook para ex-alunos da Palantir, com muitos ex-funcionários expressando preocupação e arrependimento por sua incapacidade de vender suas ações. Em setembro e outubro, dois ex-funcionários promoveram possíveis oportunidades de se unirem para vender um bloco de ações, incluindo uma tentativa malsucedida de organizar uma venda na China.


Vários outros ex-funcionários compartilharam histórias pessoais: alguns disseram que precisavam de dinheiro para comprar uma casa ou pagar dívidas, enquanto outro disse que eles contrataram um empréstimo para financiar o processo de transformar as opções em ações. Um deles disse que era "enfurecedor" tentar vender suas ações em um mercado de "porcaria".


Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com esse repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como o Signal ou o WhatsApp, no telefone 310-617-1302. Você também pode enviar um e-mail criptografado para will. alden@buzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.


Propaganda.


Em comparação com o ano passado, quando a ação foi muito procurada, a demanda entre os grandes investidores por ações da Palantir ficou fria recentemente, disseram dois corretores especializados em ações de startups ao BuzzFeed News.


Esse calafrio revela mais sobre a natureza inconstante e às vezes inescrutável dos mercados de ações de startups do que sobre a saúde empresarial da Palantir, que ganha dinheiro analisando dados para clientes governamentais e corporativos. Mas isso provocou frustração entre funcionários atuais e antigos.


Uma reclamação sobre a compensação abaixo do mercado de Palantir foi a questão mais votada em uma sessão interna de perguntas e respostas na primeira parte deste ano, com 259 votos dos funcionários, segundo um documento interno revisado pelo BuzzFeed News. "Nossa remuneração em dinheiro + bônus estão abaixo do mercado de tecnologia e nosso crescimento de patrimônio diminuiu significativamente", disse a pergunta, apresentada anonimamente por um funcionário. “O total comp não é competitivo; ainda mais devido à iliquidez. ”O questionador continuou:“ Estamos planejando mudar nosso modelo de remuneração? ”


Palantir se moveu para tratar de tais preocupações em abril, anunciando que aumentaria os salários de muitos funcionários em 20% e se ofereceria para recomprar uma parte das ações dos funcionários.


Mas na quarta-feira, 26 de outubro, em outro movimento que parecia destinado a aplacar funcionários e investidores, Karp deu a mais forte indicação de que um IPO poderia estar no horizonte - embora não seja uma certeza. "Agora estamos posicionando a empresa para que pudéssemos ir a público", disse ele no palco de uma conferência de tecnologia organizada pelo Wall Street Journal em Laguna Beach, Califórnia. "Não estou dizendo que iremos a público, mas é uma possibilidade."


Um IPO proporcionaria um pagamento para grandes investidores, incluindo o co-fundador e presidente da Palantir, Peter Thiel. “É claro que quero que meus investidores sejam felizes”, disse Karp, “mas as principais pessoas de quem gosto são as pessoas de olhos arregalados em Palantir que trabalham dia e noite”.


Um porta-voz da Palantir se recusou a comentar.


Com uma avaliação de US $ 20 bilhões, a Palantir é a terceira maior startup americana de tecnologia, atrás apenas do Uber e do Airbnb. É também, de longe, o mais antigo desse grupo de elite, o que significa que seus funcionários esperaram muito tempo pelo seu dia de pagamento de ações. Fundada em 2004, a Palantir é tão antiga quanto o Facebook - que abriu seu capital em 2012. Nos anos de tecnologia, é uma geração mais velha que a Airbnb, fundada em 2008, e a Uber, fundada em 2009. O Snapchat, muito mais novo, fundada em 2011, supostamente está planejando um IPO no começo do próximo ano, o que poderia fazer com que sua avaliação saltasse para a Palantir's.


Opções de ações têm sido fundamentais para a compensação em Palantir. Um modelo de 2015 para uma carta de oferta da Palantir deu aos novos contratados a capacidade de escolher entre três pacotes de pagamento diferentes, com salários de caixa mais baixos correspondentes a quantias maiores de opções de ações. “É nossa esperança e convicção que essas opções acabarão por constituir a maior parte da sua compensação global”, diz este documento interno da Palantir, que foi revisado pelo BuzzFeed News.


Para ilustrar o valor potencial das opções, o modelo de carta de oferta convida os novos contratados a imaginar um cenário em que a avaliação de Palantir aumentaria para US $ 50 bilhões, ou US $ 100 bilhões - ou mesmo US $ 200 bilhões. "Embora os valores na tabela abaixo sejam hipotéticos e inerentemente incertos, queremos enfatizar nossa crença no potencial da Palantir de se tornar uma empresa de US $ 100 bilhões", diz a carta.


Enquanto espera que esse sonho se materialize, a empresa busca aliviar a angústia financeira entre seus funcionários. Realizou um “evento de liquidez” este ano que deu aos atuais e ex-funcionários uma oportunidade de vender uma fração de suas ações. Mas Palantir também indicou que queria restringir as vendas de ações feitas fora de seus canais oficiais, alertando que a venda para pessoas de fora poderia tornar o pessoal inelegível para futuros eventos de liquidez.


Aquele mercado externo não estava exatamente zumbindo com a atividade do negócio de qualquer maneira. A negociação de ações de empresas privadas é opaca e fragmentada, e os dados são difíceis de obter. Mas os dois corretores que falaram com o BuzzFeed News disseram que a prolífica captação de recursos de Palantir - a empresa arrecadou mais de US $ 2,5 bilhões em capital, segundo o provedor de dados PitchBook - pode ter diminuído o apetite dos investidores. Um grande número de investidores que querem um pedaço de Palantir já tem um, disseram.


Em maio, o BuzzFeed News revelou alguns dos contratempos que Palantir experimentou ao buscar expandir-se além de suas raízes como contratada do governo e atrair grandes corporações. O artigo, baseado em documentos internos e entrevistas com insiders, informou que a Palantir havia perdido alguns clientes corporativos importantes, estava lutando para impedir a saída de funcionários e registrava receita que era uma fração de suas reservas de clientes.


Na conferência de quarta-feira, Karp foi questionado sobre essas perdas de clientes, que incluíam a Coca-Cola, a American Express e a Nasdaq. "Nós namoramos muito antes de nos casarmos", ele respondeu.


Mesmo antes de o artigo ser publicado, membros do grupo privado do Facebook para ex-alunos da Palantir expressaram preocupação com a venda de suas ações no chamado mercado secundário. O BuzzFeed News está retendo os nomes de ex-funcionários para proteger sua privacidade.


“Alguma segunda quota de mercado acontecendo agora? Meu corretor desapareceu ”, afirmou um ex-funcionário em abril.


"Ainda há negócios periódicos acontecendo", outro respondeu. "Uma que eu conheço agora, mas já está cheia."


"Sim, a demanda evaporou", disse outro.


Mais recentemente, porém, algumas das postagens assumiram um tom de urgência, pois as vendas pareciam se tornar mais escassas. Opções são contratos para comprar ações a um determinado preço; para usá-los, o proprietário deve pagar esse preço além dos impostos aplicáveis ​​- o que pode equivaler a uma grande fatura. Além disso, as opções expiram em determinado momento, se não forem usadas, adicionando pressão de tempo à equação.


No mercado público, os proprietários de opções podem facilmente vender uma parte de suas participações para cobrir a conta de impostos e o preço de exercício. Mas essa estratégia é muito mais complicada no mercado privado, e houve algum debate no grupo do Facebook sobre se Palantir iria permitir isso.


Em setembro, um ex-funcionário perguntou ao grupo se alguém estava “chegando ao vencimento de três anos”, solicitando conselhos sobre “abordagens que as pessoas estão adotando, dado o mercado privado menos do que estelar”.


Entre as respostas, um ex-funcionário informou ter feito “um empréstimo pessoal para cumprir o prazo de meu exercício”.


Outro escreveu: “Estou no mesmo barco: 3 anos chegando em abril, o mercado é uma porcaria e provavelmente não tenho recursos disponíveis para um empréstimo. O fato de ser tão difícil de vender é enfurecedor e desejo que eu tenha escolhido a opção "salário alto" (que TBH não era tão alta para começar). "


"No mesmo barco", escreveu outro. "Esperamos comprar uma casa no ano que vem e realmente não conseguiremos pensar em jogar muito dinheiro além do estresse e do trabalho necessários para processar."


O ex-funcionário que começou o segmento aparentemente não recebeu muito consolo. Em resposta a um post posterior, que perguntou se havia "alguma venda no mercado secundário", esse ex-funcionário escreveu: "Desculpe ser o portador de más notícias, mas o mercado está completamente morto no momento".


Essa pessoa então citou um corretor não identificado dizendo: “Não há absolutamente nada se movendo em Palantir. As pessoas que compraram através de nós estão tentando vender agora. Eu não vejo isso mudando sem que a empresa mude o tom em um IPO. ”


Outros no segmento compartilharam trechos de informações que disseram ter ouvido de corretores. De acordo com um, um corretor "me disse que há alguns vendedores" insensíveis a preço "que satisfazem a pouca demanda existente".


Outro ex-funcionário escreveu: "Estou interessado em participar de qualquer venda, também, tenho um ano para pagar uma dívida com os lucros". A pessoa acrescentou um emoticon de rosto neutro.


Com os compradores escassos, um ex-funcionário tentou olhar pelo Pacífico.


"Falei com alguém que negocia vendas na China, eles disseram que podem estar dispostos a juntar algo se houver o suficiente de nós", escreveram acima de um link para um Documento Google que pediu a outras pessoas para relatar informações sobre seus acervos.


Um dos questionários questionou se esse processo realmente se transformaria em uma venda - os potenciais investidores poderiam estar apenas "pescando informações sobre preços" - e outro advertiu o cartaz original contra "agir como um agente para um grupo de vendedores". disse que a consulta foi "apenas pretendida como uma verificação de interesse".)


No final, nada disso importava. "Não é provável que vá a algum lugar nos próximos dois meses", escreveu o ex-funcionário que publicou a oportunidade mais tarde. "Desculpe se eu tenho esperanças de alguém."


No início deste mês, outro membro do grupo postou sobre uma oportunidade de vender opções através da EquityZen, uma startup que organiza pequenas transações de ações de empresas privadas. Esse ex-funcionário aconselhou outras pessoas a entrar em contato com o CEO da EquityZen, fornecendo o endereço de e-mail do CEO. Mas menos de 12 horas depois, outro ex-funcionário respondeu dizendo que o acordo “já foi submetido”, significando que a oportunidade havia passado.


"Dang", escreveu outro membro.


Discussões no grupo sobre notícias relacionadas a Palantir muitas vezes voltam a um tema familiar. Em setembro, por exemplo, o Departamento do Trabalho acusou Palantir de discriminar os candidatos a emprego na Ásia, uma alegação que Palantir posteriormente rejeitou como “falha e ilógica”. Em um tópico discutindo as alegações, um ex-funcionário encontrou um ângulo financeiro.


"Espero que este não seja um processo caro para eles se defenderem", escreveu essa pessoa. "Eu não pretendo entender como o sistema legal funciona em casos como este, mas geeeeez isso não é um bom sinal para qualquer um de nós que procura liquidez a um preço justo em breve."


Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com esse repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como o Signal ou o WhatsApp, no telefone 310-617-1302. Você também pode enviar um e-mail criptografado para will. alden@buzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.


William Alden é um repórter de negócios do BuzzFeed News e está baseado em São Francisco. Alden cobre o setor de tecnologia.


A startup mais secreta do Vale do Silício permite que os funcionários vendam US $ 425.000 em ações por ano.


Peter Thiel, Founders Fund em conversa com Caroline Daniel do Financial Times na Web Summit Center Stage na Web Summit de 2014 em 6 de novembro de 2014 em Dublin, Irlanda. Tristan Fewings / Getty Images A Palantir é uma das maiores empresas de tecnologia de capital fechado do mundo, avaliada recentemente em US $ 20 bilhões. A empresa vende software de análise de dados para agências governamentais como o FBI e a CIA, bem como para empresas privadas.


Como é o caso de muitas outras startups de bilhões de dólares, isso criou uma certa tensão entre executivos que querem manter a empresa privada para evitar regulamentações onerosas e a distração de ser público, e investidores e funcionários que querem capitalizar a empresa. rápido crescimento até agora, relatam Elizabeth Dwoskin, Rolfe Winkler e Susan Pulliam no Wall Street Journal.


Mas Palantir deu um passo importante para manter os funcionários felizes: eles permitem que eles vendam até 10% de suas ações, até um máximo de US $ 425.000, a cada ano. Os funcionários usaram esse dinheiro para comprar coisas como casas, de acordo com o relatório.


Também é relativamente tolerante para investidores que querem vender ações no mercado privado e até mesmo um executivo da empresa serve como corretor.


Isso contrasta com a Uber, a maior startup de tecnologia de capital fechado, que exerce um controle rígido sobre suas ações e desestimulou as operações, forçando o preço para valores anteriores (e inferiores).


No caso de Palantir, as empresas de investimentos criadas pelo co-fundador Peter Thiel estão tentando vender mais de US $ 100 milhões em ações, embora o próprio Thiel tenha aconselhado a empresa a permanecer privada pelo maior tempo possível.


Finanças do Yahoo.


(Getty / Scott Olson)


Palantir CEO Alexander Karp.


Esse é um preço mais alto por ação do que alguns investidores atualmente valorizam a empresa, diz o relatório. A Palantir elevou pela última vez incríveis US $ 880 milhões em dezembro de 2015, com uma valorização em torno de US $ 20 bilhões.


Empresas de investimento como a Morgan Stanley, Transamerica e Fidelity valorizam suas ações da Palantir em US $ 5,92, enquanto a Valic chega a US $ 3,79, relata o BuzzFeed, em ambos os casos representando uma redução na avaliação de US $ 20 bilhões.


Subir para US $ 7,40 por ação é um sinal de que a Palantir acredita que está no caminho certo, e está pagando aos funcionários um prêmio por suas opções de ações para provar isso.


É também um sinal de que Palantir provavelmente não planeja se listar nos mercados públicos tão cedo. O Pinterest realizou uma manobra similar de recompra de ações em 2015 para ajudar alguns funcionários incansáveis ​​a saírem como uma maneira de manter o moral elevado enquanto esperava por um frio mercado de IPOs.


Este é realmente o segundo evento de liquidez montado pela Palantir. O primeiro, no ano passado, foi de US $ 50 milhões a US $ 6,13 por ação. Isso significa que qualquer empregado, passado ou presente, que tenha mantido suas ações é elegível para pagamentos maiores.


Isso é bom, porque de acordo com um relatório anterior do BuzzFeed, Palantir está experimentando algumas dores de crescimento, uma vez que luta para manter executivos e funcionários a bordo, tendendo a uma taxa de rotatividade de 20% em 2016. O co-fundador da Palantir e um famoso investidor, Joe Lonsdale, contestou relatório, dizendo que, enquanto o volume de negócios é para cima, não é maior do que as normas da indústria de tecnologia.


Não se sabe o que a Palantir planeja fazer com as ações que compra dos funcionários, embora o plano com a última recompra fosse vender esse patrimônio para empresas de investimento externas.


Palantir não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


Palantir para comprar até US $ 225 milhões em estoque de funcionários.


O “evento de liquidez” oferecerá aos atuais e ex-funcionários US $ 7,40 por ação para suas ações ordinárias - um preço acima do qual alguns grandes investidores valorizam suas próprias participações na Palantir.


A equipe Palantir participa da competição Tug-a-Rope durante o evento da Liga de Esportes do Vale do Silício, do Instituto Fundador, em 13 de julho de 2013.


A Palantir Technologies, uma das startups mais valiosas do Vale do Silício, planeja comprar até US $ 225 milhões de suas próprias ações ordinárias que são de propriedade de empregados atuais e antigos, em um movimento que poderia proporcionar algum alívio aos funcionários que estão ansiosos com a perspectiva de transformar suas ações em dinheiro.


O chamado "evento de liquidez" será realizado a um preço de US $ 7,40 por ação, disse Palantir em um memorando para a equipe que foi obtida pelo BuzzFeed News. Os funcionários - cuja remuneração é fortemente influenciada por opções de ações - foram convidados a vender até 12,5% de seu patrimônio, ou US $ 500.000, o que for menor.


O preço de US $ 7,40 oferecido pelas ações ordinárias está significativamente acima do nível que vários investidores de fundos mútuos estão avaliando atualmente nas ações preferenciais da Palantir - ações que normalmente são avaliadas acima das ações ordinárias. Em 31 de março, pelo menos três fundos - administrados ou co-administrados pelo Morgan Stanley, Fidelity e Transamerica - avaliavam as ações preferenciais da Palantir em US $ 5,92 cada, 48% abaixo do preço de uma rodada de financiamento no ano passado.


Um fundo, administrado pela Valic, uma divisão da AIG, está avaliando suas ações preferenciais em apenas US $ 3,79, um desconto de 67% em relação à avaliação do ano passado. Os dados de avaliação foram coletados pela empresa de pesquisa Morningstar.


Representantes dos fundos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.


Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com esse repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como Telegram, Signal ou WhatsApp, no telefone 310-617-1302. Você também pode enviar um e-mail criptografado para will. alden@buzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.


Propaganda.


Não se pode determinar se a Palantir planeja vender as ações ordinárias a investidores externos depois de comprá-los de funcionários. É o que a empresa planejou fazer depois de um evento de liquidez similar no ano passado, de acordo com um e-mail interno da época.


Uma porta-voz da Palantir, Lisa Gordon, não respondeu a vários pedidos de comentários. A empresa de análise de dados de 12 anos, com sede em Palo Alto, Califórnia, foi avaliada em US $ 20 bilhões pelos investidores na rodada de financiamento de 2015, tornando-se a terceira startup de tecnologia americana mais valorizada, atrás apenas do Uber e Airbnb.


O último evento de liquidez é parte de um esforço mais amplo da Palantir para resolver o desconforto de sua equipe. Mais de 100 funcionários, incluindo vários altos executivos, deixaram a empresa neste ano até meados de abril, informou o BuzzFeed News no início deste mês. Em 22 de abril, o CEO Alex Karp anunciou um aumento de 20% nos salários de todos os funcionários que haviam trabalhado lá por pelo menos 18 meses e cancelaram as análises anuais de desempenho, que ele sugeriu não estar funcionando, informou o BuzzFeed News.


Em resposta ao artigo, o co-fundador da Palantir, Joe Lonsdale, escreveu que, embora muitos funcionários trabalhem na empresa por razões “motivadas por missões”, “a equação financeira importa muito 12 anos em qualquer empresa”.


"Os salários aumentaram dramaticamente em nosso espaço nos últimos cinco anos", escreveu Lonsdale, que agora é um capitalista de risco. "Mas, apesar das recomendações de pessoas mais velhas que também me perguntaram sobre isso no ano passado, Palantir nunca mudou seu salário mais baixo até o mês passado."


(Lonsdale também descreveu o artigo do BuzzFeed News como “autocongratulatório e negativo, o que é esperado no ambiente de clickbait de baixo custo”).


Antes do aumento salarial, Palantir havia limitado os salários em níveis muito abaixo do que os principais engenheiros podem comandar no Vale do Silício. Isso compensou isso pagando os funcionários em grande parte em opções de ações, tornando-os sensíveis à percepção de que a empresa poderia não cumprir sua ambiciosa avaliação.


Como Palantir envelheceu - evitando ir a público - muitos ex-funcionários ficaram inquietos enquanto esperavam para sacar. Alguns se voltaram para corretores externos no opaco mercado secundário, onde os negócios podem levar meses para serem concluídos e os preços são inconsistentes.


Karp abordou esse sentimento em seu memorando de 22 de abril, dizendo que ele entendia “a necessidade de liquidez” e que pretendia realizar um evento de liquidez nas quatro semanas subsequentes.


Os termos do último evento de liquidez mudaram desde o ano passado, disse Palantir no memorando da sexta-feira. Em abril de 2015, ela comprou ações ordinárias a US $ 6,13 por ação e limitou a participação dos funcionários a 10% de seu patrimônio líquido ou a US $ 425.000, o que for menor.


No ano passado, Palantir comprou apenas US $ 50 milhões em ações de funcionários, o que significa que a compra planejada total é 4,5 vezes maior desta vez. O memorando dizia que os funcionários têm até as nove da noite. em 17 de junho para decidir sobre sua participação na oferta.


Palantir também disse à equipe que pode introduzir políticas que desestimulem as vendas de ações feitas fora de seus canais oficiais. Entre as possíveis mudanças a serem incorporadas em ofertas futuras, o memorando da empresa disse que está "limitando a elegibilidade e / ou a participação de indivíduos que venderam ações fora dos eventos de liquidez da Palantir".


A secreta startup de US $ 20 bilhões Palantir está comprando US $ 225 milhões de ações de volta dos funcionários.


Palantir CEO Alexander Karp. Getty / Scott Olson A Palantir está comprando US $ 225 milhões em ações de seus funcionários por US $ 7,40 por ação, informa o BuzzFeed.


Esse é um preço mais alto por ação do que alguns investidores atualmente valorizam a empresa, diz o relatório. A Palantir elevou pela última vez incríveis US $ 880 milhões em dezembro de 2015, com uma valorização em torno de US $ 20 bilhões.


Empresas de investimento como a Morgan Stanley, Transamerica e Fidelity valorizam suas ações da Palantir em US $ 5,92, enquanto a Valic chega a US $ 3,79, relata o BuzzFeed, em ambos os casos representando uma redução na avaliação de US $ 20 bilhões.


Subir para US $ 7,40 por ação é um sinal de que a Palantir acredita que está no caminho certo, e está pagando aos funcionários um prêmio por suas opções de ações para provar isso.


É também um sinal de que Palantir provavelmente não planeja se listar nos mercados públicos tão cedo. O Pinterest realizou uma manobra similar de recompra de ações em 2015 para ajudar alguns funcionários incansáveis ​​a saírem como uma maneira de manter o moral elevado enquanto esperava por um frio mercado de IPOs.


Este é realmente o segundo evento de liquidez montado pela Palantir. O primeiro, no ano passado, foi de US $ 50 milhões a US $ 6,13 por ação. Isso significa que qualquer empregado, passado ou presente, que tenha mantido suas ações é elegível para pagamentos maiores.


Isso é bom, porque de acordo com um relatório anterior do BuzzFeed, Palantir está experimentando algumas dores de crescimento, uma vez que luta para manter executivos e funcionários a bordo, tendendo a uma taxa de rotatividade de 20% em 2016. O co-fundador da Palantir e um famoso investidor, Joe Lonsdale, contestou relatório, dizendo que, enquanto o volume de negócios é para cima, não é maior do que as normas da indústria de tecnologia.


Não se sabe o que a Palantir planeja fazer com as ações que compra dos funcionários, embora o plano com a última recompra fosse vender esse patrimônio para empresas de investimento externas.


Palantir não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Комментариев нет:

Отправить комментарий